sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018



16 DE FEVEREIRO DE 2018

ARTIGOS

TODOS PELA EDUCAÇÃO?

Alguém lembra de algum movimento de apoio à iniciativa de readequação da rede escolar pública do Rio Grande do Sul, em andamento no Estado, devido à diminuição da demanda de alunos e que objetiva melhorar a alocação de recursos financeiros e humanos e a eficiência do investimento na Educação? 

A resposta é não. E a razão é notória, a mesma que atrapalha a recuperação do equilíbrio fiscal do Estado, mas foi decisiva para que o Rio Grande do Sul chegasse na situação em que se encontra, ou seja, um discurso voltado apenas para os interesses corporativos menores, sem o alcance necessário para mudanças realmente fundamentais, estruturais, como a de que precisamos para a educação.

Acredito que apenas um choque de gestão profundo permitirá uma reestruturação completa e corajosa do sistema. Da nossa parte, o que nos anima e conforta é o apoio dado pelo governador do Estado para iniciarmos essas mudanças. Entre as várias iniciativas que estão sendo encaminhadas, por sua relevância, destaco a construção do novo referencial curricular para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental do Rio Grande do Sul.

Com previsão de ser consolidado ainda em 2018 e implementado em 2019, este referencial permitirá a inclusão de temas diversificados, enriquecendo a construção e fortalecendo as políticas educacionais, a partir da base e do coração do sistema, que é o pedagógico. Alunos, pais, professores e representantes do ensino público e privado serão convidados a participar deste momento importante para a educação gaúcha. Vamos mexer fundo, na base, e com participação de todos, pela educação.

Secretário estadual da Educação ronald-krummenauer@seduc.rs.gov.br - RONALD KRUMMENAUER

Nenhum comentário: