sábado, 10 de fevereiro de 2018


10 DE FEVEREIRO DE 2018
J.J. CAMARGO

QUANDO A DELAÇÃO É INVOLUNTÁRIA


"O cara, apesar de superfamoso, é uma pessoa muito simples." Essa frase é recorrente entre os admiradores da riqueza, da inteligência ou do talento de alguém. E os encantados balançam a cabeça em aprovação, como se a simplicidade de quem alcançou a fama não fosse um pré-requisito para chegar lá.

Enquanto isso, o objeto da admiração, empenhado em manter o nível de competição que gerou o diferencial, não tem paciência nem tempo para perder com ostentações que fazem a alegria dos cronistas sociais e são festejadas pelos adeptos da futilidade, mas causam invariavelmente irritação em quem sabe o quanto o desafio da superação e a gana por conquistar somaram para construir o que os outros atribuem à sorte. 

Aliás, a sorte é sempre reverenciada por aqueles que creem, ou dizem que creem, que o sucesso depende muito das estrelas, e citam mil exemplos de pessoas que, por estarem no lugar certo, foram agraciadas com as bênçãos divinas. Como essa generalização é rotina, fica fácil entender que alguns homenageados, intolerantes à bajulação, saiam emburrados das homenagens.

O problema começa com a descoberta, quase sempre tardia, de que o sucesso não é transferível para a geração seguinte. E só seria se a determinação por trabalho e o fascínio por desafio fossem obrigatoriamente hereditários. Como não o são, os herdeiros tendem a ser menos famosos e, o que os entristece muito, menos ricos. Talvez, por isso, se tornem perdulários precoces e ostentadores incorrigíveis, no afã de "aproveitar a vida que caiu do céu" antes que a farra acabe.

Em tempos remotos, a admiração do fã-clube era impunemente alimentada por publicações deslumbradas com as extravagâncias desses pseudo-heróis nessas revistas de segunda categoria cujo combustível é a vaidade humana, sempre documentada com mais fotos do que textos, porque os editores sabem como ninguém que não há nada realmente interessante para contar aos seus desavisados leitores, ávidos de oca idolatria.

Na modernidade, com a criação de inúmeros mecanismos de vigilância dos sinais exteriores de riqueza, a ostentação da prole começou a criar constrangimentos cada vez mais frequentes toda vez que alguém (sempre um invejoso recalcado!!) se espanta com o ritmo de expansão patrimonial do monarca. E como a necessidade de transparência, felizmente, vem sendo transformada em critério de sobrevivência política, os homens públicos estão como nunca ameaçados pela necessidade de explicar ganhos nem sempre contabilizados.

É difícil convencer os partidários, mesmo os mais crédulos e ingênuos, que seus líderes viveram sempre de maneira austera e honesta se eles nem conseguem evitar que os filhos, de passado medíocre e presente suntuoso, desfilem em Mônaco, numa tarde de sol, praia e deboche, com cabelos esvoaçantes ao vento do Mediterrâneo, a bordo de uma Ferrari amarela. Ou vermelha? Só lembro que era linda.

jjcamargo.vida@gmail.com - J.J. CAMARGO

Nenhum comentário: