quinta-feira, 2 de novembro de 2017


De centenárias a modernas, conheça as 10 bibliotecas mais bonitas do mundo


Algumas bibliotecas não só guardam milhares de livros como também foram construídas em edifícios que são verdadeiras obras de arte. Confira as dez mais belas do mundo, localizadas na Europa e nos Estados Unidos.
*
1. Biblioteca Clementinum (Praga, República Tcheca)

Construída em 1722, o edifício é uma obra da arquitetura barroca de Praga. A biblioteca abriga mais de 20 mil volumes sobre literatura, medicina e teologia. Por muito tempo, foi considerada o terceiro maior colégio jesuíta do mundo. Seu teto é repleto de afrescos do pintor Jan Hiebl.

2. Biblioteca do Monastério Beneditino de Admont (Áustria)
É a maior biblioteca monástica do mundo. Inaugurada em 1776, possui mais de 180 mil obras, incluindo 1,4 mil manuscritos e incunábulos, além de volumes antigos e edições originais de obras raras. O local foi projetado pelo arquiteto Josep Hueber com um estilo rococó. O teto da cúpula tem pinturas do artista austríaco Bartolomeo Altomonte, que celebram a ciência e a fé.

3. Biblioteca Municipal de Stuttgart (Alemanha)

Projetada em 2011 pelo sul-coreano Eun Young Yi para ser um centro de produção cultural, a biblioteca tem um formato de cubo com nove andares. As paredes externas são de tijolos de vidro levemente acinzentados. No interior, ela é totalmente branca. Os livros que revestem as prateleiras são os únicos vestígios de cor. Com linhas geométricas que causam ilusões ópticas, a biblioteca abriga milhões de livros, além de disponibilizar um café literário e um terraço panorâmico. À noite, ela é iluminada em diferentes cores.

4. Biblioteca Trinity College (Dublin, Irlanda)

A biblioteca, fundada em 1712, fica na mais antiga universidade da Irlanda e abriga a impactante Long Room, uma sala de madeira escura com 65 metros de comprimento. No local, estão expostos os 200 mil livros mais antigos existentes na biblioteca. No total, o conjunto possui quase três milhões de livros, além de alguns tesouros artísticos, incluindo 14 bustos de mármore e uma harpa irlandesa de carvalho do século 15, símbolo do país.

5. Biblioteca George Peabody Library (Baltimore, Estados Unidos)

Localizada na Universidade de Johns Hopkins, a biblioteca possui mais de 300 mil volumes em seu acervo. Os livros datam desde o século 19 e tratam de assuntos como religião, arte britânica, arquitetura, história, literatura, viagem e romance. O local também já foi descrito como a "catedral dos livros" e é referência da arquitetura neoclássica. Projetada pelo arquiteto Edmund Lind em 1860, a construção é repleta de mármore preto e branco, decorações de ferro e cinco fileiras de balcões com colunas douradas. Por sua elegância, a biblioteca é frequentemente utilizada para casamentos e festas privadas.

6.Biblioteca Sainte Geneviève (Paris, França)

Desenhada por Henri Labrouste, a biblioteca foi inaugurada em 1851 e se tornou um dos projetos mais importantes da Europa. O edifício histórico de Paris mistura estilos diferentes com elementos e decorações de ferros. A sala oval de Richelieu é a sede mais antiga da atual Biblioteca Nacional da França, e abriga grandes janelas, colunas e uma cúpula que dá leveza e elegância ao ambiente.

7. Biblioteca Pública de Kansas City (Estados Unidos)

A biblioteca tem uma fachada original, que representa uma estante gigante de 22 livros, cujos títulos são os mais lidos do mundo e foram escolhidos em um concurso público. Entre os principais escritores estão Platão, Shakespeare, Dickens, Tolkien, García Márquez e muitos autores norte-americanos, incluindo Harper Lee. Dentro da biblioteca, Criada em 1873, há grandes espaços para crianças, conferências e mostras dedicadas à história local e nacional.

8. Biblioteca do Congresso (Washington, Estados Unidos)

Construído em 1897, o edifício neoclássico majestoso "Thomas Jefferson" possui 28 milhões de livros, mais de 50 milhões de manuscritos, sendo a melhor coleção de livros raros da América do Norte e a maior coleção de filmes, mapas, partituras e gravações de som.

9. Biblioteca Nacional Marciana (Veneza, Itália)

É uma das mais antigas na Itália. Em seus dois andares estão distribuídos belas coleções de manuscritos gregos, latinos e orientais, volumes raros, atlas, além de mapas. O primeiro a doar uma coleção de livros ao local foi o cardeal Basílio Bessarion em 1468. A biblioteca ocupa parte de um edifício na Piazza San Marco, na margem do Grande Canal.

10. Biblioteca Central de Seattle (Estados Unidos)


Projetado em 2004 pelos arquitetos holandeses Rem Koolhaas e Joshua Prince-Ramus, a estrutura futurista de vidro e aço da biblioteca apresenta um original conjunto de painéis e passarelas suspensas onde estão mais de um milhão e meio de livros. 

Nenhum comentário: