sexta-feira, 17 de novembro de 2017



17 DE NOVEMBRO DE 2017
ARTIGOS

HUMILDADE, GOVERNADOR!


Em 2013, vários Estados, incluindo o nosso, ingressaram com uma ação no STF pedindo que a União pagasse essa dívida que se acumulou nos últimos 20 anos. Em 2016, o STF decidiu que a União deve pagar imediatamente os Estados.

A partir dessa decisão, é evidente que o RS precisa pressionar a União a cumprir com sua obrigação e restituir o Estado das perdas que tivemos por conta da lei, que pretendia resolver um problema, mas criou outro, gerando crise financeira nos Estados exportadores, como é o nosso caso.

Imagino que isso seja evidente para você também. Mas, paradoxalmente, não é para o governador Sartori e seus assessores. O secretário da Fazenda, Giovani Feltes, disse em audiência na Assembleia que a proposta do encontro de contas da União com o Estado é uma "balela" da oposição. Pois foi contraditado na mesma reunião por ninguém menos do que o ex-governador Pedro Simon.

E por que Simon defendeu a mesma proposta que o PT tem defendido? Porque é óbvio que esta é uma ação natural e necessária de um governo que está, desde o início, dizendo que não faz nada - nem mesmo pagar em dia os servidores - porque o Estado está falido. Como, assim, falido, se a União nos deve R$ 50 bilhões?

Falta humildade ao governador. Se fosse humilde, como tentou parecer em sua campanha eleitoral, daria ouvidos à quase unanimidade dos deputados, à maioria esmagadora do povo gaúcho e até ao principal líder de seu próprio partido. Infelizmente, age com sordidez para vender o patrimônio público e, em conluio com Temer, enfraquecer o Estado, desmontando nossos serviços públicos, um diferencial competitivo que temos desde o início da República.

LUIZ FERNANDO MAINARDI

Nenhum comentário: