quinta-feira, 16 de novembro de 2017


16 DE NOVEMBRO DE 2017
REFLEXÃO REPUBLICANA

Brasil tende a "caminhar para o autoritarismo", diz Temer

O presidente Michel Temer (PMDB) disse, em Itu (SP), ontem, dia em que se comemorou a Proclamação da República, que o brasileiro tem tendência para o autoritarismo. Ele lembrou que o país já viveu longos períodos de conflitos que resultaram numa concentração de poderes, referindo-se à ditadura de Getúlio Vargas e à tomada do poder pelos militares em 1964.

- Se não prestigiarmos certos princípios constitucionais, nossa tendência é caminhar para o autoritarismo. Nós, brasileiros, temos tendência para a centralização. Temos de governar com espírito de abertura, fazendo harmonia entre os poderes, com diálogo e respeito a Legislativo e Judiciário, em diálogo com a sociedade - afirmou o presidente.

Segundo Temer, o fato de ter transferido o governo para Itu, ontem, tem uma simbologia, por ter se iniciado na cidade o movimento pela república, que considerou uma fórmula de impedir o movimento centralizador.

- As pessoas ficam preocupadas com o que está acontecendo no Brasil. Sabemos que as instituições funcionam tranquilamente no país. A autonomia entre os poderes está havendo, e nós só fazemos reforçá-la. Tivemos várias contestações, vários eventos que tentaram paralisar o Brasil, mas a caravana foi passando - comentou.

Temer entregou o título de cidadão ituano ao empresário e amigo José Eduardo Bandeira de Mello, seu ex-sócio num escritório de advocacia na década de 1960. Acompanhado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e pelo ministro tucano Antonio Imbassahy, da Secretaria de Governo, o presidente chegou de helicóptero e, após desembarcar no quartel do Exército, seguiu para o prédio da prefeitura.

Ele lembrou sua ligação com a cidade. Além de ser natural de Tietê (SP), município vizinho, Temer foi professor e diretor da Faculdade de Direito de Itu.

- A vinda revela aspecto familiar, sou da região e me sinto em casa. Itu deixou sua marca na história do movimento republicano - comentou.

Um enorme aparato foi mobilizado para a rápida passagem pela cidade. Cerca de 150 homens do Exército foram destacados para proteger o trajeto de 300 metros entre o quartel e a prefeitura. Viaturas da Guarda Municipal e da Polícia Militar bloquearam ruas na região. Mesmo assim, grupo de 20 pessoas ligadas ao PSOL e ao Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região fez barulho do lado de fora, com faixas, aos gritos de "fora Temer" e contra a reforma da Previdência.

- Itu é a Mombaça do Temer - disse Osvaldo Duarte Filho, ex-vereador de Sorocaba.

Em 1989, o então presidente da Câmara dos Deputados, Paes de Andrade (PMDB), que assumiu a Presidência numa viagem do presidente à época, José Sarney (PMDB), fez de sua cidade, Mombaça (CE), a capital federal por um dia.

Nenhum comentário: