quinta-feira, 9 de novembro de 2017


09 DE NOVEMBRO DE 2017
CINEMA

UMA HISTÓRIA SEM TEMPERO



ESTRELADO PELA YOUTUBER Kéfera, comédia com pano de fundo gastronômico dirigida por André Pellenz estreia hoje

As produções gastronômicas se multiplicaram na TV e na internet nos últimos anos, inundando a programação e as redes sociais com competições acirradas, cozinheiros habilidosos e canais de receitas on-line. Gosto se Discute, filme brasileiro que estreia hoje no circuito, vem na carona desse movimento culinário-audiovisual para mostrar uma história ambientada em um restaurante de São Paulo que passa por graves dificuldades financeiras. 

Para resolver o problema (e arrastar milhares de adolescentes ao cinema, claro), uma jovem executiva decide reformular o estabelecimento estamos falando de Kéfera Buchmann, youtuber e atriz com mais de 10 milhões de inscritos em seu canal, que interpreta a personagem Cristina Falcão.

Depois de se aventurar pela comédia infantojuvenil É Fada! (2016), que levou 1,7 milhão de espectadores às salas de cinema, a curitibana encara o desafio de um filme destinado para os mais velhos, mas que também pretende fazer rir.

Na história, Augusto, vivido por Cássio Gabus Mendes, é um famoso chef de um restaurante muito badalado nos anos 2000. Contudo, quase duas décadas depois, o mundo mudou, a gastronomia se transformou, e os food trucks com pegada gourmet invadiram as ruas. E um dos estabelecimentos móveis mais famosos da cidade, comandado pelo jovem chef Patrick (Gabriel Godoy), acaba estacionado bem em frente ao restaurante de Augusto.

A concorrência e a má gestão aliadas a um cardápio desatualizado fazem o chef perder cada vez mais clientes. Para ajudar, ele ainda sofre com uma síndrome que leva ao sumiço do paladar. E quando Augusto achava que nada mais podia piorar, aparece Cristina (Kéfera Buchmann), uma auditora do banco sócio do restaurante que está incumbida da missão de revolucionar o local. Impaciente, Augusto passa a bater de frente com a petulante jovem executiva.

Em cena, a pouca química do casal principal do longa dirigido por André Pellenz (Minha Mãe é Uma Peça: O Filme e Detetives do Prédio Azul: O Filme) prejudica o ritmo da trama, que precisa forçar a mão para fazer rir. O papel exigia uma Kéfera mais madura, sensual e espirituosa, esbanjando personalidade - mas o pacote ficou incompleto. Mendes acaba dominando a história justamente por ela não conseguir ocupar o espaço da guria com veia para o humor.

O núcleo engraçado de fato passa a ser o dos funcionários do restaurante, com suas observações e comentários cômicos - destaque para as atuações de Robson Nunes, Rodrigo Lopez e Zéu Britto. De forma discreta, o filme também desconstrói estereótipos. Faz referências ao Rio Grande do Sul e mostra um gaúcho ligado ao candomblé, reforçando a importância das religiões de matrizes africanas no sul do país. Gosto se Discute está entre as comédias brasileiras com potencial de grande bilheteria por apostar no rosto de uma youtuber. O fato é que grande estrela do filme não apareceu.

NATHÁLIA CARAPEÇOS

Nenhum comentário: