sexta-feira, 3 de novembro de 2017



03 DE NOVEMBRO DE 2017
RELIGIÃO

Simpósio na PUCRS debate impactos da Reforma Protestante

EVENTO SOBRE O MOVIMENTO liderado por Lutero terá palestrantes brasileiros e alemães

Com o objetivo de promover reflexões sobre os impactos sociais, políticos, jurídicos e culturais da Reforma Protestante - que em 2017 completa 500 anos - para o mundo contemporâneo, diversas autoridades, religiosos e pesquisadores brasileiros e alemães vão se reunir em um simpósio internacional em Porto Alegre. Secularização, política e os desdobramentos da reforma promovida por Martinho Lutero estarão entre os temas das discussões entre segunda e quinta-feira.

Promovido pelo Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA), inaugurado em abril em uma parceria entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e pelo Consulado-Geral da Alemanha na Capital, o evento será realizado no prédio 50 da PUCRS, com entrada franca.

Garantiram presença no simpósio Reforma & Modernidade: História e Presente - O Significado de Lutero para a América Latina Moderna o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, e o cônsul-geral da Alemanha, Stefan Traumann; o arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, além dos reitores da UFRGS, Rui Oppermann, e da PUCRS, Evilázio Borges Teixeira. O governador do Estado, José Ivo Sartori, ainda não é presença confirmada.

- Não resta dúvida de que o movimento teológico-eclesiástico da Reforma Luterana teve enorme impacto sobre a sociedade de então e a história posterior - salienta Roberto Hofmeister Pich, professor de Filosofia e Teologia da PUCRS.

Entre as palestras, uma questiona se, passados 500 anos, seria necessária uma nova reforma. Muitas das atividades serão ministradas por estudiosos alemães, com tradução simultânea para o português. A cerimônia de abertura ocorre na segunda- feira, às 9h. Não é necessário se inscrever previamente para participar do simpósio, mas interessados em obter um certificado digital de participação devem preencher um breve cadastro com antecedência.

Nenhum comentário: