sexta-feira, 22 de setembro de 2017



Notícia da edição impressa de 22/09/2017. 
Alterada em 21/09 às 19h34min 

Para amar Clarice Lispector 

Detalhe da capa do livro REPRODUÇÃO/JC Para amar Clarice - como descobrir os aspectos mais inovadores de sua obra (Faro Editorial, 158 páginas), de Emilia Amaral, doutora em Literatura, professora e autora, entre outros, de Novas Palavras, mostra porque Clarice Lispector tornou-se clássica e ensina os leitores a conhecerem mais a autora e os traços fundamentais de sua escrita, bem como suas escolhas temáticas e os aspectos que tornaram sua obra tão importante e perene, no Brasil e no exterior. 

O livro faz parte da série Para Amar, da Editora Faro, que idealizou-a para que os leitores se aproximem das obras naquilo que elas têm de mais essencial. Não se trata de resumo de obras dos escritores, mas, sim, um guia para o olhar do leitor entender a narrativa dos autores a partir do conjunto de suas obras, servindo como um roteiro para que qualquer pessoa seja capaz de observar os aspectos mais relevantes dos trabalhos dos autores enfocados. 

No caso especialíssimo de Clarice, Emilia Amaral encontra elementos fortes: a individualidade, a voz dos que não têm espaço, o inconsciente, a narrativa desordenada, a busca existencial, a metafísica, o caos interno e a visão psicanalítica. Utilizando trechos da obra de Clarice, de livros como A hora da estrela; Laços de família; A paixão segundo G.H.; e Perto do coração selvagem, a autora mostra como Clarice buscava a profunda densidade dos mistérios humanos e como seu incrível tom de conversa ligeira tinha refinamento metafísico. 

Essas características e as questões abordadas em seus livros lhe conferem destaque entre os autores mais importantes da literatura brasileira. O volume de Emilia Amaral se inicia com um perfil de Clarice. Depois fala da voz do que é silenciado, da ficção como exercício da aventura humana, da cumplicidade entre narrador e personagens; da arte de tocar o inexpressivo; da desmontagem da tradição, da escrita caleidoscópica ou de como (não) se tocar a coisa com a palavra e o capítulo final tem o título Como amar mais Clarice. 

Traz várias obras e sua produção de literatura infantil. Clarice, num forte pacto com os leitores, pôs a literatura a serviço da nossa existência. "Enquanto eu tiver perguntas e não respostas... continuarei a escrever." Clarice foi cedo, aos 57 anos, deixou enigmas, mistérios, perguntas, visões, contos, crônicas e romances tratando das epifanias do cotidiano, deixou palavras e silêncios. Nos deixou um muito e entregou, como dizia, sua coisa mais última: a solidão. 

lançamentos 

Heróis de 77 - A história do maior campeonato gaúcho de todos os tempos (AGE Editora, 286 páginas), é do procurador de Justiça Daniel Sperb Rubin, que, na imortal tarde de 25 de setembro de 1977, estava no Olímpico, sentado atrás da goleira onde André Catimba fez o gol do título. Daniel pesquisou um ano e meio em jornais e revistas e retrata o ambiente tenso e complexo. Textos jornalísticos e depoimentos de atletas, treinadores e dirigentes estão na obra. 

Era uma vez... E o destino mudou (StudioClio e Libretos, 114 páginas), contos organizados por Francisco Marshall, traz Gabriel de Deus, Paula Martins, Mateus H. Araújo, Marcos Schulz, Jayme Copstein, Janaína Azevedo Lopes, Helenice Trindade de Oliveira, Delmar Bertuol Alves da Silva, Fernanda Mellvee, Jorá Ribeiro Machado, Jussara Maria Kircher, Lucas Barbosa e Luiz Cabel com contos do Troféu Senalba-RS Literatura 50 anos. 

Apresentação de Antônio Johann. Pas de politique Mariô! Mario Pedrosa e a Política (Ateliê Editorial, 296 páginas), de Dainis Karepovs, o maior conhecedor do trotskismo brasileiro e diretor do Centro de Documentação do Movimento Operário Mario Pedrosa, é a biografia de Mario Pedrosa, intelectual, escritor e um dos fundadores do PT. 

Depoimentos de Cláudio Abramo, Fulvio Abramo, Enio Bucchioni, Plinio Mello, Hélio Pellegrino e Júlio Tavares são a cereja do bolo do livro editado por Plinio Martins Filho. - Jornal do Comércio (http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/09/colunas/livros/586397-para-amar-clarice-lispector.html)

Nenhum comentário: