sábado, 16 de setembro de 2017

Ciência no país, evasão de cérebros e corte de verbas

Luis Ushirobira/Valor/Folhapress
Projeto Sirius, acelerador de partículas brasileiro
Projeto Sirius, acelerador de partículas brasileiro
Em tempos de crise econômica, a primeira área a sofrer corte de verbas é a da pesquisa científica.

Uma das consequências, em países como o Brasil, cujo setor de pesquisas ainda está em desenvolvimento, é o fenômeno conhecido como evasão de cérebros.

Se por um lado a nação torna-se mais frágil e menos competitiva ao perder esse tipo investimento (idealmente aplicado no cidadão e visando o futuro), outros países ganham motivos para celebrar, pois recebem o pesquisador brasileiro já formado, sem custos e pronto para contribuir com seus avanços científico e tecnológico.

A divulgação científica e sua importância para uma sociedade esclarecida é o tema do seminário Ciência e Cidadania organizado pela "Scientific American Brasil", a edição brasileira da mais antiga revista de divulgação científica no mundo.

O seminário aborda a importância da ciência para a população, mostrando o quanto a pesquisa contribui para o desenvolvimento de um país. Um exemplo é a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), órgão do Ministério da Agricultura, e a sua importante repercussão e contribuição nos últimos anos para a área da agrotecnologia.

O seminário, com a participação de jornalistas científicos, cientistas nacionais e do exterior, será realizado dia 3 de outubro, com inscrição gratuita para as sessões, que serão realizadas pela manhã e à tarde no auditório da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (av. Escola Politécnica 82, em São Paulo/SP). Informações adicionais podem ser encontradas no site.

Nenhum comentário: