quinta-feira, 21 de setembro de 2017



21 DE SETEMBRO DE 2017
REFORÇO NA REDE

Brasil vai importar energia de Argentina e Uruguai


Mesmo com a seca e o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, o governo decidiu não acionar as usinas termelétricas, que têm custo maior na produção de energia elétrica. Como medida alternativa, será ampliada a importação de energia elétrica dos vizinhos Argentina e Uruguai.

O Ministério de Minas e Energia publicou portaria no Diário Oficial da União na qual reconhece a necessidade de importação, "de forma excepcional e temporária", até 31 de dezembro de 2018. O documento também afirma ser necessário ampliar as possibilidades dessas importações.

A importação da Argentina deverá ocorrer por meio das estações conversoras de Garabi I e II (2 x 1.100 MW), no município de Garruchos, e da conversora de Uruguaiana (50 MW), ambas no Rio Grande do Sul. Do Uruguai, será por meio das estações conversoras de Rivera e de Melo, na fronteira com o Brasil.

A compra ocorrerá em ofertas semanais ao Operador Nacional do Sistema Elétrico, tendo como destino o mercado de curto prazo do Sistema Interligado Nacional, "podendo haver ajustes conforme programação diária ou por necessidade em tempo real".

Nenhum comentário: