quinta-feira, 21 de setembro de 2017


21 DE SETEMBRO DE 2017
ARTIGO

O QUE HÁ POR TRÁS DOS RECONHECIMENTOS?


Recentemente foram divulgados importantes rankings relacionados ao Ensino Superior. São avaliações externas, realizadas de maneira rigorosa, que colocam em evidência instituições brasileiras junto a universidades de todo o mundo. A PUCRS, historicamente, tem se destacado nessas classificações. 

Em âmbito internacional, no ranking Times Higher Education, que destaca as mil instituições de referência no mundo, figuramos como a melhor universidade privada do Estado e entre as 20 da América Latina. Já no Brasil, no Ranking Universitário da Folha, somos a melhor Universidade Privada do Brasil.

Mas, efetivamente, o que significa figurar num ranking? O que tem por trás desse reconhecimento? No caso do Ensino Superior, normalmente são avaliados quesitos relacionados a pesquisa, titulação e produção do corpo docente e resultado obtido pelos estudantes em avaliações específicas, como Enade. Ou seja, são análises que levam em conta atributos que denotam qualidade, credibilidade e avaliam dimensões centrais para uma universidade de excelência.

O que nem sempre um ranking consegue demonstrar é qual, efetivamente, é o projeto de universidade, o que a impulsiona, no que ela acredita. Na PUCRS, temos um projeto basea- do numa visão de mundo. Queremos ser vetor de desenvolvimento gerando inovação e transformações sociais relevantes; queremos ser protagonistas de uma nova educação, para novas gerações e para uma nova sociedade. 

Nesse aspecto, foi também com muita honra que a PUCRS recebeu do Observatório Regional de Responsabilidade Social para América Latina e Caribe, entidade vinculada à Unesco, o prêmio Ojo de Plata 2017 como reconhecimento às boas práticas na área de responsabilidade social.

Por trás dos rankings e dessa visão de mundo, existem pessoas que acreditam nisso, educadores apaixonados pelo que fazem, e conscientes de que a educação é caminho essencial para as mudanças que a sociedade precisa. Porque, mais do que excelência em resultados, costumo dizer que o que precisamos é de "excelência humana", em todos os sentidos.

Reitor da PUCRS reitoria@pucrs.br

Nenhum comentário: