terça-feira, 12 de setembro de 2017



12 DE SETEMBRO DE 2017
AMÉRICA DO SUL

As cores de uma Colômbia menos pop

FOTÓGRAFA GAÚCHA REGISTRA o colorido de alguns destinos menos procurados pelos brasileiros no país

Em 2014, visitei Cartagena e San Andrés, destinos da Colômbia frequentados por muitos brasileiros. Lá, conhecendo a colombiana Nacy Naranjo, soube da Feira das Flores, realizada anualmente em Medellín, no mês de agosto.

Com o objetivo inicial de participar dessa festa, planejei meu retorno ao país este ano. Incluí mais três destinos em território colombiano: Mitú, que fica no departamento de Vaupés, Caño Cristales, no Parque Nacional de Sierra de Macarena, no departamento de Meta, e Bogotá, para finalizar.

A Feira das Flores completou, em 2017, 60 anos. Um evento que toma conta e enfeita toda a cidade com flores belíssimas, tendo destaque a grande variedade de orquídeas e rosas colombianas. Há desfile de carros antigos, que faz com que a população invada as calçadas ao longo do trajeto percorrido pelos veículos. O Jardim Botânico de Medellín é outro espaço amplamente visitado por todos. Um grande grupo de paisagistas participa, montando cenários dignos de filmes.

O grande momento da feira é o Desfile dos Silleteros, agricultores que montam arranjos com até 70 variedades de flores, de forma artesanal, em silletas (suporte de madeira que carregam nas costas no desfile). Há arranjos que chegam a pesar mais de 90 quilos. No dia anterior, é possível ir até Santa Elena acompanhar a produção dos objetos em vários sítios de agricultores.

Aproveitando, fui conhecer o Parque Arví, que oferece atividades ao ar livre. Para chegar lá, fui de metrô até a estação de onde sai o Motrocable, teleférico que transporta, diariamente, mais de 30 mil pessoas por 2.072 metros, ascendendo a uma altura que chega a 399 metros. Dois passeios em um.

CACHOEIRA, TRILHAS, CALOR E MUITA ALEGRIA

Em Mitú, experienciei, por dois dias, a vivência com a comunidade indígena Ceimakatu, que congrega as etnias Bara, Dessana e Tukano. Essa é uma região muito procurada por europeus para observação de aves. Raramente aparece um brasileiro por lá. Nos quatro dias restantes, conheci e fotografei espaços incríveis, fazendo trilhas ou navegando pelo rio.

Seguindo para Caño Cristales, outro local que brasileiro não visita, fotografei as águas doces mais coloridas do mundo. Deve- se ficar no máximo quatro dias no parque, que conta com muitas cachoeiras e trilhas. A entrada só é possível com a contratação de operadoras locais e seus guias.

Finalizando a minha viagem, fiquei três dias em Bogotá. Hospedei-me na Candelária, Centro Histórico da capital colombiana, que apresenta uma infraestrutura excelente para os turistas. Muitos hostels, pousadas, gastronomia excelente e segurança. Visitas aos museus da Moeda e Botero e à Catedral de Sal (que fica a 70 quilômetros da cidade) são quase obrigatórios.

Foram 17 dias de calor, cores e muita alegria em território colombiano.

IARA TONIDANDEL

Nenhum comentário: