segunda-feira, 11 de setembro de 2017


A CASA DE LEILÕES DAS QUATRO MULHERES

Quatro mulheres de Campinas do Sul, no norte do Estado, comandam uma empresa que desafia a crise. É verdade que o negócio cresce com as dificuldades dos demais, mas não espera que problemas alheios movimentem cifras. Investem a ponto de virar referência. A Pestana Leilões é comandada por Liliamar, Liliane, Rosane e Brandali. Presidente da empresa, Liliamar explicou à coluna a origem e os motivos do desempenho.

EXPANSÃO ACELERADA

A expansão da Pestana começou antes da crise. Em 2013, o faturamento cresceu 50% sobre 2012, no ano seguinte avançou 58,8%, em 2015 moderou para alta de 30%, em 2016, subiu 49,6% em relação a 2015. Neste ano, até agora a alta é de 37,6%. Liliamar Pestana Gomes, presidente da empresa, admite que parte do crescimento se deve à crise. Afinal, oferta veículos e imóveis retomados por falta de pagamento. Mas pondera que a gestão tem papel: buscou parceiras com bancos e investiu em infraestrutura e tecnologia. Um dos mais pesados foi para garantir leilões online - 89% dos negócios - sem interrupções.

INVESTIMENTO ALINHADO

Em 2012, a Pestana comprou uma área de 270 mil m2 em Nova Santa Rita para concentrar seus depósitos de carro - eram quatro na época. Usou todas as técnicas de gestão ambiental disponível. A área tornou-se referência para concorrentes, com visitas aconselhadas pelos bancos.

IRMÃS E SOBRINHOS

Todos os contratos da Pestana são feitos em nome da pessoa física do leiloeiro, explica Liliamar. É um dos motivos pelos quais ela trouxe as três irmãs e prepara filho e sobrinhos para a sucessão:
- Como trabalhamos com bens de terceiros e muito dinheiro que não é nosso, precisamos ter muita confiança em quem trabalha aqui.

GESTÃO COMPARTILHADA

Segundo Liliamar, nas reuniões todos têm liberdade para se expressar, a favor e contra. Mas avisa que há limite e responsabilidade:
- A última palavra é sempre a minha.
Divertida, conta que "como boas italianas" - são descendentes - as irmãs às vezes terminam de "bochechas vermelhas", mas depois todo mundo se acalma:
- Trabalhar com responsabilidade e liberdade é o que te faz crescer. Procuramos aplicar isso no dia a dia das decisões.
Distribuidora gaúcha que atua com materiais de higiene, a Fortpel investiu R$ 500 mil em novo espaço, 50% maior, na Capital. Vai aproveitar os quase 6 mil m2 para reestruturar e modernizar a empresa, que espera fechar 2017 com 30% a mais em vendas.

Nenhum comentário: